BLOG

Confira todas as notícias e novidades da Canopus

Categoria: Imóveis
Compartilhe esse post:

QUEM CASA,QUER CASA: COMO JUNTAR DINHEIRO PARA COMPRAR O PRIMEIRO IMÓVEL

A casa própria é o grande sonho de muitas pessoas. Realizá-lo não é tão difícil quanto alguns imaginam… O primeiro passo é se organizar, repensar hábitos de consumo e fazer um bom planejamento financeiro. Mudanças comportamentais simples no nosso dia a dia podem fazer uma grande diferença a longo prazo e nos possibilitar conquistas maiores do que esperávamos. Se você vai casar e está se movimentando para comprar seu primeiro imóvel, ou se você está solteiro, mas quer um espacinho só seu, não se preocupa: Nós separamos algumas dicas para você dar um start nesse projeto.

Vá para a ponta do lápis

Crie uma planilha com suas receitas e despesas. Avalie o que é essencial e o que é dispensável, subtraia receitas e despesas e veja quanto vai te restar ao fim do mês. Guarde esse dinheiro. O ideal é que você consiga guardar, no mínimo, 30% do que ganha.

Fique atento aos “gastos inofensivos”

Dê uma olhada na fatura do seu cartão de crédito e observe quais são os gastos que podem ser evitados. Analise também aquelas pequenas compras, com valores que parecem irrisórios, mas que somados, podem fazer um pequeno estrago. Além disso, uma boa dica é evitar ter sempre “dinheiro trocado” disponível, porque geralmente queremos gastar com algum lanchinho ou com coisas das quais não precisamos.

Pense em qual é o melhor local para guardar o seu dinheiro

Isso depende do seu perfil. A poupança possui um rendimento bem mais baixo do que outras opções apresentam, em compensação, seu dinheiro vai estar à mão caso você tenha alguma urgência e precise retirá-lo (pense bem no que é uma urgência, hein?!). Há também, no mercado financeiro, uma série de opções de investimentos, com maior ou menor liquidez, que oferecem mais ou menos riscos, e por aí vai. Recomendamos que procure um profissional e estude direitinho antes de aplicar.

Defina suas prioridades

Faça uma lista com planos e objetivos. Quer aprender um novo idioma? Viajar pelo Nordeste? Comprar aquele apartamento? Pense no que é essencial para você, no que quer realizar primeiro e o que pode esperar. À medida que você for realizando um projeto, inicia o planejamento para o próximo.

Pesquise antes de comprar

Desde uma simples feira para casa à uma aquisição maior, é bom sempre estar de olho nas ofertas de concorrentes. Vá a diferentes supermercados, pesquise preços em lojas distintas. Assim, você pode economizar um bom dinheiro.

Estabeleça quanto e quando

Saber onde você deseja chegar é muito importante. Determine quanto você precisa juntar para comprar o seu imóvel (ou pelo menos para dar uma boa entrada) e quando você quer ter cumprido essa meta. Assim, você vai conseguir calcular quanto é preciso economizar por mês para atingir o seu objetivo. Seja realista: não adianta querer poupar muito mais do que você consegue de fato, porque isso pode, inclusive, te desmotivar quando você se der conta de que não está conseguindo poupar tudo o que planejou. Esteja atento à sua realidade.

Tenha paciência

Esta é uma aquisição importantíssima e de muito valor, por isso mesmo, leva algum tempo até que você esteja completamente preparado para conquistá-la. Não se afobe. Seguindo as dicas, planejando-se direitinho, logo, logo você terá em mãos a chave da sua casa.

© Canopus - Todos os direitos reservados | Política de privacidade

ExplayCertificado e desenvolvido por Explay Web Agency