POR QUE MORAR EM TERESINA? CONHEÇA O MELHOR DA CIDADE LUZ

Se você está procurando uma cidade gostosa para viver, Teresina é uma ótima opção! Primeira capital planejada do Brasil e uma das melhores em qualidade de vida, estando entre os lugares com maior Índice de Desenvolvimento Humano do país, é realmente uma cidade para “chegar e se apaixonar”, como já avisa o lema de Teresina. Aliando belíssimas paisagens naturais à modernidade e boa estrutura, a cidade do sol e da luz se destaca por seus pontos turísticos. Hoje, vamos conhecer alguns deles.
Mirante da ponte Estaiada
Cartão Postal de Teresina, faz parte do Complexo Turístico Ponte João Isidoro França ou Complexo Turístico da Ponte Estaiada, e foi inaugurado em 2010. No Complexo, você pode fazer trilhas, pedalar ou curtir o visual local (que é bem bonito!), além disso, dá para garantir alguns souvenirs e artesanato nas barracas que existem no local. Já o mirante, principal atração, tem 95 metros de altura e visão 360°, e é um espetáculo, contando inclusive com elevadores panorâmicos para você curtir a vista enquanto vai subindo.
Endereço: Avenida Raul Lopes
Funcionamento: Terça-feira a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Custo: R$ 4,00 (inteira) R$ 2,00 (idosos, crianças até 10 anos, pessoas com deficiências, estudantes e professores que apresentarem identificação da função)
Parque Ambiental Encontro dos Rios
Lá você consegue assistir ao encontro dos rios Parnaíba e Poti. O Parque fica no bairro Poti Velho e, além da bela visão do encontro dos rios, (há dois mirantes disponíveis no parque), é possível ter mais contato com a cultura teresinense por meio do artesanato e das comidas regionais, além de fazer trilhas e curtir uma boa pescaria.
Museu do Piauí
Com aproximadamente sete mil peças em seu acervo, desde fósseis e artefatos pré-históricos, como machados primitivos, louças e porcelanas antigas, moedas etc, a artesanato, quadros e mobília do século XIX, o museu conta a história da cidade.
Endereço: Rua Areolino de Abreu, 900
Funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 17:30. Sábados e domingos, das 8h às 12h.
Palácio de Karnak
Sede do Poder Executivo do Piauí, o edifício em estilo neoclássico chama atenção pela arquitetura e o nome se dá devido a uma região da cidade de Tebas. Não há ligação com o Egito em si, o nome provavelmente foi uma homenagem dos construtores, que levantaram o Palácio ainda no século XIX. Lá você encontrará belos móveis de jacarandá, peças de carvalho, poltronas do século 16, lustres de cristais e esculturas de bronze.
Polo Cerâmico do Poty Velho
Uma das tradições teresinenses é a cerâmica. Criado em 2006, o polo reúne diversos artesãos em inúmeras lojas, onde você encontra potes, jarros, esculturas, joias e muito mais. Além da beleza das peças, os preços são bem convidativos.
Teatro 4 de Setembro
Maioe casa de espetáculos do Piauí, com 600 lugares, é palco de espetáculos nacionais e internacionais. Vale a pena visitá-lo também por conta de sua arquitetura, inspirada em Portugal e com detalhes greco-romanos.
Troca-Troca
Como o nome indica, trata-se de um comércio de trocas de mercadorias às margens do rio Parnaíba bastante tradicional em Teresina. Lá é possível encontrar desde eletrodomésticos a pequenos objetos como discos de vinil, por exemplo.
Além dos parques, museus e outras atrações como as listadas acima, para quem quiser fazer um passeio um pouco mais “urbano” e garantir umas comprinhas, pode passar no Shopping Rio Poty ou no Teresina Shopping. Já se a vontade for de pegar uma prainha, há algumas belíssimas pertinho da cidade, em Luis Correia: Praia da Armação, Praia de Macapá, Maramar, Praia do Coqueiro, Lagoa do Portinho, Arrombo e outras. São belíssimas!
E caso você ainda não tenha certeza sobre morar em Teresina, a gente tem mais alguns motivos: Você conhece o Parque Nacional Serra da Capivara? Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, tem uma das maiores concentrações de sítios pré-históricos por km² do planeta e o maior número de sítios arqueológicos das Américas, ou seja, dá pra ver bem de pertinho inscrições e pinturas rupestres, caminhando por trilhas que cortam paisagens espetaculares. Outra opção, que fica a cerca de 200 km do centro, é o Parque Nacional de Sete Cidades. Com sete grupos de formações rochosas, apelidados de “cidades”, o parque tem vegetações de caatinga e cerrado. Lá também tem cachoeira, piscinas naturais, pinturas rupestres e trilhas guiadas.
E aí, já tá arrumando as malas?