Perca o medo de usar tapetes em casa com essas dicas!

É sabido que, de todos os itens luxuosos de decoração de um ambiente de lazer ou trabalho, sempre há aqueles que preferimos evitar tê-los, devido aos cuidados específicos que eles requerem, e que nós não queremos ter. Quando pensamos em tapetes em casa, por exemplo, há grande receio de colocá-los em uma área movimentada do ambiente, por conta da sujeira que o tapete vai acumular; e esse receio ainda fica maior quando se trata de uma peça de luxo que estamos expondo aos “pés alheios”. É muito importante saber qual material usar para evitar maior desgaste e sujeira do mesmo, principalmente quando se pensa em usá-los em salas comerciais, onde o fluxo de pessoas é bem maior.
Mas, uma vez que você perde esse receio, aprende qual o melhor material é mais fácil para o cuidado com os tapetes, é hora de pensar em muitos outros detalhes fundamentais para uma escolha completa. Sempre vem muitas dúvidas, referentes à cor, tamanho, formato e textura do mesmo, não é?! Pois bem: como um tapete é algo “delicado” a se colocar em um local, não deve-se deixar o seu gosto pessoal, apenas, te guiar na hora da escolha, é preciso bom senso e um bom olhar designer, também, nessa hora.
⦁ A coloração do tapete deve ser escolhida, pensando no local que o mesmo ficará. Do ponto de vista estético, é muito importante escolher uma cor que harmonize com o ambiente que você pretende deixá-lo, não é simplesmente sua cor preferida, mas tons que conversem e contrastem com os tons das paredes, móveis e até mesmo dos itens daquele cômodo.
⦁ O tamanho deve ser proporcional ao local proposto, trazendo uma estética visual mais bonita e organizada.
⦁ O formato do tapete também é extremamente relevante. Assim como o tamanho, a forma da peça deve trazer harmonia ao ambiente, deixando-o mais atraente e bonito. Se você tem uma sala redonda, com toda certeza ficará bem melhor à estética visual um tapete redondo, além de reforçar a percepção das pessoas que o local é redondo, deixando assim sua elaboração conceitual mais visível.
⦁ A textura dele também deve ser pensada atenciosamente, levando em consideração o local que ficará e o fluxo de pessoas que, por ali, passam. Por exemplo: tapetes mais felpudos não são recomendados em locais de trabalho, como escritórios, clínicas médicas e afins, pois isso pode até causar um acidente, devido às pessoas que por eles passam. Em locais de maior fluxo, recomenda-se tapetes mais finos, leves e que não atrapalhem ou incomode a locomoção de pessoas e objetos. Tapetes são lindos, elegantes e dão uma sensação de espaço vazio preenchido. Tudo é uma questão de organização.