Energia renovável: como funciona e por que investir

Entenda o que é a energia renovável e por que está na hora de dar mais atenção para isso
O Brasil é um país tropical realmente abençoado por Deus, já que possui um imenso potencial para a geração de energia limpa e renovável. São vários os tipos e todos com o objetivo de trazer os menores impactos possíveis para o meio ambiente, mas ainda assim gerar energia para a população.
Nesse post você vai entender o que é a energia renovável, quais são os seus tipos e por que ela é tão importante para o futuro e merece investimento hoje mesmo.
O que é a energia renovável?
Esse tipo de energia nada mais é do que uma forma de geração de energia sustentável. Sua origem é de fontes que não geram grandes impactos negativos no meio ambiente e que não se esgotam. São uma forma de energia limpa, pois emitem menos gases do efeito estufa, se comparadas à energia não renovável.
Quais são os tipos de energia renováveis?
Os tipos de fontes renováveis, aquelas que sempre se renovam após usadas, são:
- Energia hídrica, da água dos rios;
- Eólica, dos ventos;
- Biomassa, da matéria orgânica;
- Geotérmica, do interior da terra;
- Solar, da luz do sol;
- Oceânica, energia das marés e ondas.
A região Nordeste e o Brasil possuem um grande potencial na geração de energia
Para contextualizar a realidade, atualmente o Brasil possui 48% de fontes renováveis na matriz energética. Mas esse número tem tudo para aumentar nos próximos anos.
Isso porque, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o país recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação. Isso equivale a 15 trilhões de megawatts.
Enquanto isso, a região Nordeste tem ganhado destaque na geração de energia limpa no país. Só no caso da Energia Eólica, os nove estados geram 86% de toda a energia eólica do território. Sua grande produção se dá em razão da localização geográfica, já que recebe ventos alísios que possuem intensidade e constância.

Pode ser colocada em casas ou apartamento
Um dos tipos de energia limpa que mais cresce nos últimos anos com o uso em residências é a energia solar. Seu uso em lares, por exemplo, é responsável por mais de 72,6% de toda a matriz energética desse tipo de energia no país.
Placas solares fotovoltaicas em residências ou condomínios são cada vez mais comuns. Você mesmo já deve ter visto por aí, visto que, além de gerar energia limpa, diminuem os custos com a energia elétrica no bolso do consumidor. E apesar do seu custo, a durabilidade de 25 anos do material, que dispensa manutenção frequente, retorna o valor investido.

Esse tipo de geração reduz os impactos ambientais
A energia renovável diminui a emissão de gases poluentes, desde a sua etapa de fabricação de materiais até o seu funcionamento, com emissão mínima desses elementos no meio ambiente.
Além disso, a geração de energia, como a solar por meio da implantação de sistemas fotovoltaicos, traz autonomia e independência para os locais na geração de energia.
Nesse post você viu como é grande o potencial para investimento em energia com impacto reduzido no meio ambiente no país e aqui na região Nordeste. Portanto, que tal começar a investir em uma placa solar em casa?
E se você pensa em ter um imóvel novo ou ainda a sua primeira casa própria, conte com a Canopus. Conheça agora mesmo nossos empreendimentos, que irão agradar toda a sua família.