Como montar um espaço para o home office no seu apartamento

Mesmo depois da quarentena, muitas empresas mantiveram o home office, outras, aderiram o modelo híbrido. Algumas pessoas começaram a empreender no período da pandemia e diversas outras passaram a investir no digital. Em todos esses casos, é necessário realizar uma adaptação no apê, para tornar o trabalho em casa mais confortável, eficaz e produtivo. Por isso, separamos algumas dicas para você montar o seu home office em casa de uma forma prática e sem muitos gastos.
1. Não precisa esquentar a cabeça, qualquer cantinho do seu apê pode se transformar no seu home office. Claro que é importante escolher um local mais silencioso para não haver distrações na hora do trabalho, de preferência, escolha um local com porta, para não ser interrompido caso more com outras pessoas. A palavra de ordem aqui é adaptação. Defina o local e o adapte de acordo com suas necessidades. Aproveite os espaços, reaproveite móveis (inclusive pode utilizá-los para delimitar espaços, fazer divisões), decore do seu jeitinho e curta esse novo escritório em casa.
2. Uma boa iluminação favorece a produtividade e a concentração. O ideal é que haja uma boa incidência de luz natural, próximo a uma janela por exemplo, assim você também economiza energia, mas se não for possível, invista em luminárias com lâmpadas LED, assim você gasta menos. Tons mais quentes costumam ser mais confortáveis, mas você deve escolher de acordo com o que favorece o seu conforto e, claro, o foco. Use cores claras onde puder, principalmente nas paredes, isso dará a sensação de um ambiente maior e te deixará menos cansado.
3. Na hora de escolher os móveis, você pode contratar um marceneiro para fazer tudo sob medida, sobretudo quando o local é pequeno como um vão abaixo da escada, por exemplo. Se você não quer gastar com um projeto assim, pode reaproveitar aquela mesa que tem na sua casa, mas fique atento: o ideal para a sua coluna é trabalhar num ângulo de 90º, além disso, a mesa deve ter aproximadamente 75 cm de altura. Nessa hora, pense em tudo que vai precisar colocar em cima da mesa além do computador, e lembre que vai passar muitas horas sentado, então a cadeira precisa ser confortável.
4. Aproveite as paredes, use prateleiras para organizar livros e demais itens de trabalho. Nichos também são uma ótima alternativa. É importante organizar tudo antes de começar a trabalhar. Deixar o ambiente o mais clean possível também vai favorecer sua concentração, sem falar que deixando tudo bem organizando em caixas organizadoras e gavetas, vai facilitar na hora de localizar um objeto específico. Evite o acúmulo. Além de atrapalhar o foco e tomar mais tempo quando você precisar encontrar algo, vai fazer o ambiente parecer menor. Por isso, outra dica, é preferir eletrônicos sem fio (mouse, teclado, impressora etc).
5. Deixe o ambiente com a sua cara. Personalize. Isso vai te deixar mais à vontade e vai estimular sua criatividade. Aproveite a liberdade que o home office te proporciona.