Apartamento nascente ou poente? Entenda as vantagens

Tudo o que você precisa saber para escolher a posição ideal do seu apartamento
Chegou o momento de escolher o imóvel tão sonhado. Mas aí você se depara com duas opções durante suas buscas por um local que tenha iluminação natural e que te deixam sem entender nada: apartamento nascente ou poente.
Se esse é o seu caso e você se sente perdido durante a escolha, esse post vai te ajudar a entender de uma vez o que cada um significa, suas vantagens e como decidir a posição do seu apartamento.
O que é nascente e poente?
Talvez você esteja se perguntando o que significa tudo isso, posição nascente e poente. Vamos relembrar as aulas de Geografia durante o colégio e assim tudo vai ficar mais nítido.
O sol nascente é o sol da manhã, aqueles raios de luz que ajudam a despertar o corpo todos os dias. Enquanto que o sol poente é quando ele some no horizonte no fim do dia.
Mas, como as estações do ano mudam e com ela a posição do sol, ele pode nascer em diferentes pontos do lado nascente, bem como se pôr em outros diferentes pontos do lado poente. O sol, portanto, não nasce exatamente no lado leste e se põe no lado oeste o ano todo, mas ele segue a direção desses dois pontos cardeais.
Com isso, um apartamento nascente recebe o sol da manhã, enquanto um apartamento poente recebe o sol da parte da tarde.
As vantagens de um apartamento nascente ou poente
É claro que as duas posições apresentam vantagens e desvantagens e a preferência de cada um também vai de acordo com o local de moradia, região mais quente ou fresca, bem como da sua própria preferência de horário do sol. Porém, algumas vantagens também estão relacionadas à própria economia de energia durante o dia e a noite.
O lado nascente traz frescor nos dias mais quentes
Em um apartamento nascente, por exemplo, por receber o sol somente durante a manhã, as noites costumam ser mais frescas dentro do ambiente, já que os raios solares nesse período do dia não têm uma temperatura tão elevada como na parte da tarde e sem considerados os mais saudáveis para o corpo humano, antes das 10h da manhã.
Para quem mora em regiões quentes, essa opção é mais indicada, já que o apartamento não terá tendência de ficar muito quente no restante do dia, inclusive à noite. Dessa maneira, é possível economizar energia elétrica por não precisar consumir muito ar-condicionado ou ventilador dentro de casa.
O poente é para quem deseja mais iluminação e calor
Já no caso de um apartamento poente, o sol irá incidir durante a parte da tarde, até ele se pôr. E, geralmente, essa parte do dia registra as temperaturas mais altas, o que significa que provavelmente durante esse período e na parte da noite o local ficará com a temperatura mais alta que o normal.
Uma das vantagens de receber o sol nos períodos da tarde, é ter aquela sensação de que os dias duram mais e claro, o tão lindo e invejado pôr-do-sol. Já pensou chegar em casa e apreciar o espetáculo da natureza que é o sol se pondo no horizonte?
Para lavar roupas um apartamento poente também faz toda a diferença, já que ao receber raios solares mais quentes durante a tarde, sua roupa irá secar muito mais rápido.

Como definir a posição ideal para o futuro imóvel?
No momento de escolha da posição do seu apartamento, você deve considerar alguns pontos. A localização, as vantagens e desvantagens de cada uma das posições e também os próprios hábitos e estilo de vida da família.
Pense também no custo de aparelhos que você irá precisar. Isso é em razão da iluminação que você quer para cada cômodo e mesmo os gostos pelo nascer ou pôr-do-sol. Desse modo, todos ficam contentes.
Agora já está tudo pronto para ter seu novo imóvel? Com esse post você já pode escolher sem medo a posição entre um apartamento nascente ou poente que mais vai agradar você e sua família.
Antes de selecionar o local em definitivo ou assinar o seu contrato de compra e financiamento do imóvel, faça coisa bem simples. Visite o lugar nos dois períodos do dia, desse jeito você tem uma ideia mais clara de como será o futuro lar.