5 dicas para otimizar o quarto das crianças

O quarto das crianças é mais compacto e você precisa otimizar o espaço? Ele até tem proporções maiores, mas você quer organizar melhor a bagunça para ter ainda mais espaço para os pequenos brincarem e exercitarem a criatividade? Calma, a gente te ajuda! Preparamos cinco dicas para você otimizar o quarto das crianças, desde as cores que você pode usar para tornar o espaço maior às recomendações de móveis e organização.
1. Cores podem fazer milagres!
Tons claros são ótimos para dar aquela sensação de amplitude. E não precisa ficar no branco gelo ou no pérola, você pode apostar em qualquer outra cor, só que com tons mais claros, sabe? Um tom pastel, por exemplo… Essa dica dos tons claros serve para paredes e piso também.
2. Móveis planejados e multiuso.
Nesse caso, você pode procurar referências na internet e levar a um bom marceneiro que, conhecendo o espaço e observando suas inspirações, pode montar um projeto bem legal, específico para o quarto da criança e utilizando bem todo o espaço, como por exemplo, com uma cama mais alta que conta com um espaço com mesinha para estudo abaixo dela, escada com gavetas e por aí vai… Deixar a criatividade fluir, nessas horas, vai te fazer ganhar espaço e deixar o quarto mais interessante na hora das brincadeiras infantis.
3. Portas de correr e efeitos visuais!
Portas de correr são uma solução incrível para quem quer mais espaço e pretende facilitar a circulação (isso serve para a porta do quarto e do banheiro – se tiver, mas também serve para a porta do guarda-roupa, tá? Outra dica bacana são os efeitos visuais: listras são uma opção interessante – se você quer ampliar o quarto na horizontal, use listras na horizontal na parede, se quer dar a impressão de que as paredes são mais altas, utilize listras na vertical. Espelhos também trazem bom resultado, visualmente, porque além de deixar o ambiente mais claro, refletindo a luz, também dão a impressão de que o espaço é maior.
4. Puff-baú e caixas organizadoras são aliados…
Organização também ajuda a otimizar qualquer ambiente… Além das prateleiras, estantes e nichos, você pode utilizar caixas organizadoras para colocar os brinquedos e outros objetos, evitando aquele excesso disposto pelo quarto, que faz aumentar a sensação de que o lugar é apertado. Dá para guardar as caixas embaixo da cama ou dentro do armário, por exemplo. Já o puff-baú, é um desses móveis multiuso que deixam o quarto mais bonito, servem para sentar/deitar/fazer parte das brincadeiras das crianças e, ainda, tchanrammm!, como todo bom baú, escondem tesouros. Brincadeira para os baixinhos, tranquilidade para os adultos.
5. Evite acumular.
Fazer aquela faxina no quarto das crianças, descartando ou doando brinquedos antigos e que eles não utilizam mais, bem como roupas e sapatos, vai te ajudar a manter o ambiente mais organizado e com mais espaço, além de facilitar a busca por algum objeto. Outra coisa importante é que esse hábito vai ensinar às crianças valores importantes, colaborando para o seu desenvolvimento em todos os âmbitos de suas vidas.